top of page

Fim do Holocausto e da II Guerra Mundial

A II Guerra Mundial acabou a 2 de Setembro de 1945, e não em maio desse mesmo ano, como uma grande parte da população pensa.

Tudo começou a piorar para o lado dos Alemães quando Hitler deslocou grande parte das suas tropas para batalha de Stalingrado (Rússia, 1942-43), deixando o Ocidente menos protegido, dando uma maior margem de manobra para os aliados atacarem.


Em 1945, Americanos, Ingleses, Canadianos e Franceses, aproveitando este desleixe por parte dos Nazis conseguiram entrar na Alemanha e também em Itália enquanto os Sovietes avançavam território pelo Oriente. Todos estes ataques levaram a que a Alemanha se rendesse. Considerando-se assim o fim do Holocausto e da II Guerra Mundial na Europa, em maio de 1945, e em Setembro desse mesmo ano, acabou a Guerra no Pacífico, mais precisamente entre o Japão e os Estados Unidos da América.


Já depois de tudo ter acalmado na Europa os Aliados foram descobrindo os campos de concentração, muitos destes com uma baixíssima percentagem de prisioneiros vivos (estes que devido às péssimas condições em que viveram e aos maus tratos que sofreram durante meses ou anos pareciam esqueletos).


Por incrível que pareça só depois a libertação dos campos é que o mundo ficou a conhecer as monstruosidades que aconteceram na Alemanha durante esta Guerra.



Sobre Nós

Somos 4 alunas do 9º ano da Escola Dr Manuel Fernandes, em Abrantes.
Criamos este site para participar no concurso escolar “Contar o Holocausto” que é uma iniciativa promovida pela Memoshoá – Associação
Memória e Ensino do Holocausto, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE).

bottom of page